Você está visualizando atualmente Nomes bíblicos: Josué e Jesus

Nomes bíblicos: Josué e Jesus

Os nomes bíblicos tem um significado especial para os judeus bem como para os estudiosos da palavra de Deus. Sendo assim, conhecer a etimologia dos nomes e seus significados ajudam na compreensão do plano de Deus para a humanidade.

Vejamos o comentário do Pastor Ezequias Soares:

O nome Jesus vem do hebraico Yehoshua – “Josué”, que significa “Iavé é salvação”. Josué era chamado de Oshea ben Num “Oséias, filho de Num” (Nm.13:8). Moisés mudou seu nome para Yehoshua ben Num (Nm. 13:16). A Septuaginta (tradução grega do VT) usou o nome Iesus para Yehoshua; Portanto Iesus é a forma grega do nome Yehoshua. Depois do
cativeiro de Babilônia, o nome Yehoshua era conhecido por Yeshua. Em Ne. 8:17 Josué era chamado Yeshua ben Num. Yeshua é o nome hebraico para Jesus, até hoje em Israel. Isso pode ser comprovado em qualquer exemplar do Novo Testamento hebraico.

É verdade que nome não se traduz, mas se translitera conforme a índole de cada língua. Os nomes Eva, David e outros levam a letra “v” em hebraico, aparecem como Eua, Dauid, nos textos gregos. No grego moderno a letra beta (b) na antiguidade, hoje é v. Hoje se escreve Dabid, para David, e Eba para Eva.

Há nomes que permanecem inalteráveis em outras línguas, mas não são todos. 

Exemplos:

• O nome João é Yohanan, em hebraico; Ioannes, em grego; John, em Inglês; Jean, em francês; Giovani, em italiano, Juan, em espanhol; johannes, em alemão. E assim por diante, isso ocorre em vários nomes.

• Há nome que mudam substancialmente de uma língua para outra. Eleazar, em hebraico, é Lázaro em grego. Elizabete é a forma hebraica do nome Isabel.

• O argumento, portanto, de que o nome deve ser preservado na forma original, em todas as línguas, é inconsistente, sem apoio bíblico.

Referências

http://www.cacp.org.br/movimentos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1338&menu=12&submenu=6 –
acessado em 28/09/2009